quinta-feira, 28 de junho de 2012

Chicafundó !!!!!

Salvação de BistrÔ !

Então... Se o que eu digo aqui se escreve, pelo menos não se leva a sério!
Depois de desafiar Vana a tornar nosso blog light-vegetariano lá vou eu buscar a salvação num delicioso bistrô que tem como objetivo deliciar os clientes abusando dos sabores, que incluem de tudo!!

Como já desisti de ser coerente há muito tempo, esqueci do meu atual vegetarianismo e me atirei no prato do dia, e tinha carne. Afinal não quero fazer da comida uma prisão, mas isso já é assunto lá pro
http://estruturasinstaveis.blogspot.com.br , vamos então falar do almoço !

Estava ensaiando ir ao Chicafundó desde sei lá quando e esta semana eu e Zaka estávamos loooucos pra almoçar sós, e num lugar diferente e bacaninha!  Depois de algumas semanas almoçando em casa, com os filhos todos, queríamos um clima diferente ! Lembrei do Chica...Mandei um mail e reservei: lugar para dois!!! É bom fazer reserva porque o Chica é pequeno e bem concorrido. Fica nos fundos de uma loja não menos bacana, a Refúgio Urbano.

O lugar é puro charme, já entrar passando por dentro da loja e atravessando um jardim vertical dá o clima especial que envolve o bistrô.


Chegamos e nossa mesinha reservada ficava perto da porta. São 2 ambientes e mais uma parte externa, e quando saímos estava totalmente lotado, imagino que caibam uma 20 pessoas. O Chica até invadiu um espaço que antes era provador do Refúgio, e dá pra entender... O lugar é muito bacana mesmo.

Antes de provar a comida eu já estava ganha, mas quando chegou a salada, me viciei!!!
A saladinha especial do dia era um mix de folhas com cubos de queijo e molho pesto!!! Muito boa... Depois de saborear calmamente os verdinhos, recebemos com olhos gulosos o conchiglioni de carne de panela e moranga gratinado com molho de queijo!!!! Puro luxo!! Comemos com tooooda a calma.

Eu não costumo beber no almoço mas o Chá gelado com hortelã e limão siciliano estava tão lindo que mandei ver meia jarra. Só não precisava ser tão doce, mas esqueci de pedir sem açucar!

Já que o caso foi orgia, encaramos a sobremesa. Me joguei num mini mousse de chocolate e Zaka mandou um sorvete de pe de moleque c/ calda de chocolate acompanhados por 2 cafés, ufffaaaaa!!!!!!! Gastamos R$ 81,20 incluido o serviço, que é opcional.
Pra lá de gostoso, tudo, o clima, a comida, a simpatia do pessoal, a loja da frente, a decoração!! Esqueci de tirar fotos e então é melhor ir lá e ver com os próprios olhos!!

Chicafundó
Rua Coronel Bordini, 232, fundos, Auxiliadora, Porto Alegre
Fone: (51) 3028.6091
http://www.chicafundo.com.br/

domingo, 24 de junho de 2012



Este blog nasceu em outra encarnação!!

Relendo nossos posts percebo que Vana e eu morremos e renascemos algumas vezes desde o início desta brincadeira.
Foi depois de nossa viagem à África, onde trabalhamos nos divertindo muito, e onde, junto com nossas super queridas ladies Naná e Cyby, comemos muito mais do que podíamos, que resolvemos seguir em nossa orgia gastronômica, movidas ainda mais pela paixão ao exorcismo literário!

Lá, no segundo semestre de 2010, embalada pela rotina louca e pela fome, me perdi pelos almoços com meu amado Louis na esperança de sobreviver ao tédio na salvação do bom garfo!

Foi bem bom, mas logo as roupas apertadas e o estômago me lembraram que era hora de rever meu prato.

Por outro lado, lá no sudeste quase baiano, Vana também descobriu que seu peso e seu estômago estavam pedindo água...

Nossos mais de 40 anos pesaram e a dieta foi mudando e mudando...

2010 e seus exageros deram lugar a 2011 e seus desafios...
Mudança, mudança e mudança...

Meu último post é um joelho de porco no Rio de Janeiro, hehehehehehe!!
De lá pra cá troquei o porco e a vaca por peixe e frango,  e descobri os prazeres  diminuir a carne, o pão branco, as massas, queijos...

Me dediquei mais aos sabores veganos, vegetarianos, indianos. Não que já não curtisse, mas foi um mergulho mais intenso nas águas mais suaves, deixando pra trás os temporais de churrascos, maionese e outras coisitas más...

Vana teve uma intolerância a tudo e tambem trocou de dieta e o nosso blog sofreu um certo abandono.

Assim, em 2012, convido Vana a compartilhar nossa nova vida de naturebas e mostrar que sim, a salvação é o almoço. Agora de verdade!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012


UM CAFÉ POR DIA




Então, fiquei muito tempo sem aparecer por aqui.

No meio do stress de todos os dias, eu arrumei uma intolerância a lactose.
Sim, logo eu que tanto AMO os queijos, os iogurtes, a manteiga (sim, manteiga, porque margarina é algo muito falso), o creme de leite e .... por aí vai.
Me vi obrigada a entrar em uma dieta super rigorosa até descobrir o que estava me fazendo mal.

Motivo descoberto, me colocou numa linha para lá de light como filosofia de vida e cardápio de todos os dias.

E, aos poucos, pude voltar para algumas coisas que gosto, como o café e o "red wine", por exemplo.
Para terem uma ideia de como foi severa esta dieta, a cerveja ainda nem pensar. Já faz um bom tempo que não coloco uma loiruda na boca... Afê!

Mas, se assim tem que ser, assim será, não é Fran??

Mas, o almoço continua sendo uma salvação e, agora, uma salvação programada em função do que posso e devo comer.
O que não abri mão, e nem vou fazer isso nunca, foi de uma boa companhia para alcançar um estágio de relaxamento e possibilidade de conversas descontraídas e animadas no curto intervalo que temos de segunda a sexta.

Minhas salvações agora são regadas a salmão, tilápia, moquecas capixabas e, eventualmente, frangos.
Não é bom abusar de tanto hormônio. Os frangos, em geral, estão numa dieta super poderosa de engorda e crescimento rápido imposta pelos produtores. Então, nosso amigo penoso fica mais de fora do que dentro do meu prato no dia-a-dia.

Sempre que possível, escolho o restaurante mais longe do escritório. É de propósito? Sim, claro. Quanto mais longe, melhor. Uma boa caminhada com um papo para lá de animado, tanto na ida, como na volta, é fundamental!
A gente caminha, conversa na ida e caminha, conversa e faz a digestão na volta.

É bom poder observar a paisagem, sentir o vento fresco no rosto, se incomodar com os carros que passam em alta velocidade e fazendo barulho. Dentro do escritório, não vemos nada disso. Só o termômetro do stress que sobe, o telefone que toca sem parar, a campainha dos emails alucinada fazendo eco e os alertas do smartphone. O tempo não pára, o chefe não espera, a fila anda... e rápido.

Assim, é fundamental uma caminhada na hora do almoço. Isso, recomendo, sem abrir mão do prazer de estar em boa companhia. 

Sentar-se no restaurante, conversar com os atendentes, pedir capricho nos grelhados. Sempre no azeite. Até, já pedi a Renatinha, proprietária do gostoso Café com Delícias, para criar uma comanda para os "chatos". Tipo a do McDonalds: você é especial. Assim, fica mais confortável e seguro para quem pede "no azeite" e não pode, mesmo, comer "na margarina". E mais atencioso por parte do estabelecimento.

Faz parte hoje, do meu almoço, um suco de frutas natural. As misturas estão liberadas, use sua criatividade e deixe o açúcar no potinho. Ele não pode mais frequentar a taça gelada e colorida que vem para mesa. Meus prediletos são morango com laranja e abacaxi com laranja. Sem açúcar nem adoçante. O sabor da fruta vale mais!

Mais conversas e gargalhadas são admitidas e exigidas para o bom cozimento dos pratos. Sem isso ou com uma pessoa que consulte o relógio e o celular de dois em dois segundos, nada presta. A comida não fica boa e a digestão será péssima.

Findo e saboreado o salmão, os legumes, o arroz e o suco, chega a hora daquele que se tornou o dono da festa de segunda a sexta: o Café!!



Sim, o Café que por alguns meses foi retirado da minha dieta, voltou.
Claro que o recebi de braços abertos e boca mais que sedenta para saboreá-lo.

Ainda não posso exagerar. Posso um Café por dia. 
Mas, isso pode ser TODOS os dias.

E, meus amigos, a receita da Salvação é almoçarmos, saboreamos, e tomarmos um Café com muita conversa e diversão.
Aqui no Café com Delícias, entra no ar o nosso Café com Bobagens.
Sim, muitas bobagens e boas gargalhadas.

Porque, ao voltarmos para o escritório, a mesa vai estar entulhada de coisas urgentes para resolver, emails que deverão ser respondidos antes do sol se por e ligações que serão respondidas até o gosto do Café deixar a mucosa.

Um Café por dia, mas Todos os dias!
Elegante, quente e encorpado. Ele não pode faltar quando se trata de uma Salvação.


E salve Ele!!


Estou sentindo falta da Fran por aqui... e vocês??